Ar-condicionado pode ajudar a secar as roupas nos dias de chuva?

Depois de muitos dias seguidos de chuva, é comum as roupas sujas e molhadas se acumularem nas áreas de serviços e máquinas de lavar. Basta o tempo melhorar um pouco para a saga de levar as roupas para o varal começar. Depois, volta a chover e as roupas retornam aos baldes e varais internos, repetindo-se o ciclo devido à instabilidade do tempo.

Porém, de acordo com a ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), é possível usar qualquer equipamento de ar condicionado para esses casos. Isso mesmo, seu aparelho pode ajudar a secar as roupas que não podem ser estendidas na rua nos dias de chuva.

O diretor técnico da ASBRAV, Ricardo Vaz, explica que fechar a casa e ligar o ar condicionado para secar as roupas não prejudica a saúde nem o equipamento, desde que alguns cuidados sejam tomados. “Quando ligamos o ar condicionado, em dias normais de calor, o aparelho retira a umidade do ambiente e deixa o local com umidade relativa do ar em aproximadamente 50%, o que é bom para a saúde. Então, em dias como os atuais, de chuva e com calor, é possível utilizar o condicionador de ar para ajudar a secar as roupas. Aconselho deixar a temperatura em 22°C”, salienta Ricardo Vaz.

Ar quente também funciona
Entretanto, segundo Vaz, quando a temperatura estiver abaixo de 20°, o aconselhado é ligar o ar condicionado no modo de aquecimento: nos dias de frio abaixo de 20°, se houver pessoas no ambiente, recomenda-se operar o condicionador nesse modo ajustado. Isso também irá ajudar a secar as roupas, porém demora um pouco mais.

É importante lembrar que para evitar problemas no condicionador de ar não se deve pendurar as roupas no equipamento, mas deixá-las no ambiente com uma boa distância. Assim o correto é deixar o equipamento ligado, com o ambiente fechado, e estender as roupas em varais internos ou portáteis. Além disso, usar um ventilador direcionado pode ajudar a secar mais rápido. Outra recomendação é programar o controle para temperaturas entre 21 a 24°C, para não consumir energia em excesso.

One thought on “Ar-condicionado pode ajudar a secar as roupas nos dias de chuva?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *